Comissionamento - O que é e quais benefícios?

seg, 18 de janeiro de 2021 às 09:06

      “Comissionar” equipamentos e sistemas elétricos significa integrar, testar e garantir que todos os itens que compõem uma determinada instalação irão operar de forma correta e satisfatória.

      A partir do conhecimento das características do trabalho a ser desenvolvido e das necessidades do cliente, estas atividades deverão ser planejadas e desenvolvidas em consonância com as diretrizes das Normas Técnicas e de Segurança aplicáveis, de modo a se obter o desejado sucesso na operação do empreendimento. O comissionamento tem por objetivo estabelecer uma sistemática de ações junto aos equipamentos e sistemas, através da realização de testes que irão garantir a operacionalidade e segurança das instalações.

      Daí, é de se garantir que os equipamentos e sistemas elétricos operem de acordo com o seu projeto e ainda em atendimento aos requisitos das Normas Técnicas e de Segurança.

Fases e importância do comissionamento

      O comissionamento compreende algumas etapas como planejamento, execução e controle e inspeções e atividades de teste sobre os itens "comissionáveis" do projeto como equipamentos, módulos, circuitos, malhas, subsistemas e sistemas. 

      A sua importância se dá à medida que, quando executado de forma planejada, o comissionamento serve para garantir o total atendimento aos requisitos de prazos, custos, segurança e qualidade do projeto.

      Assim, o processo de comissionamento pode ser dividido em etapas:

•           Planejamento do Comissionamento;

•           Complementação Elétrica;

•           Pré-comissionamento;

•           Comissionamento;

      Por outro lado, nas instalações existentes é recomendável que se promova o chamado recomissionamento o qual nada mais é do que uma bateria de testes nos moldes do comissionamento efetuado originalmente, objetivando avaliar as condições e o desempenho dos equipamentos/instalações, considerada sua vida útil já decorrida.

      A Uni é uma empresa séria e com profissionais treinados para lhe ajudar a garantir maior desempenho com menor desperdício de materiais, assim aumentando seu lucro e a vida útil dos equipamentos de sua empresa. Oferecemos ao cliente a garantia de que suas instalações irão operar de forma confiável e segura em conformidade com o que foi projetado.

 

Galeria de Fotos: